segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Para o Inmetro brinquedo é coisa séria.

Todos os brinquedos nacionais ou importados são produtos com certificação compulsória, isto é, só podem ser comercializados com o selo do Inmetro e do organismo acreditado para a certificação, que deve estar sempre visível ao consumidor, imprenso na embalagem ou numa etiqueta afixada no produto. O selo demonstra que o brinquedo atente a requisitos mínimos de segurança estabelecidos em normas e regulamentos.

Antes de entregá-los às crianças, os país devem ler atentamente as instruções de uso. Elas orientam quanto ao uso seguro do produto. Cuidados especiais devem ser observados na retirada das embalagens, pois podem conter grampos metálicos, papéis com tintas inadequadas e sacos plásticos. Atenção especial para faixa etária que o brinquedo se destina. Peças pequenas são muito perigosas se usadas por crianças com idades inadequadas a recomendada. Cabe total atenção para as famílias onde existem crianças com diferentes idades.

Exija sempre a nota, pois ela é a garantia em caso de acidente ou defeito do produto. Os brinquedos vendidos no comércio informal não têm certificação, na maioria dos casos são produtos irregulares, falsificados e podem conter substâncias tóxicas na sua composição.
Outras dicas importantes:

- Os brinquedos não devem conter partes ou peças que possam se desprender facilmente, nem pontas ou extremidades cortantes;

- Em brinquedos que são montados, é preciso constar nas instruções se há necessidade de supervisão de um adulto para a montagem;

- A embalagem do brinquedo deve conter todas as informações sobre o produto, além de apresentar a faixa etária a que ele se destina, dados do fabricante e as advertências sobre eventuais riscos à segurança da criança;

- Nos brinquedos proibidos para crianças de 0 a 3 anos, é necessário que a embalagem traga informações adicionais, em português, tais como advertências para o perigo de ingestão de partes pequenas e a faixa etária indicada.

Fonte: Portal do Consumidor

Um comentário:

Unknown disse...

Meu filho ganhou de aniversario(dia27/05) um kit do veterinario de caes da playdooh, e notamos a falta da orelha na cor verde.Como foi presente de aniversario nÞao podemos realizar a troca pois nao sabemos onde foi comprado e a pessoa que o presenteou nao colocou o nome no presente.
Escrevi um e-mail para o sac enviar a peça que esta faltando e eles responderam que terei que pagar o frete.Isso é correto?