sábado, 1 de setembro de 2007

DPDC acompanha recall dos brinquedos da Mattel

Brasília 15/08/07, 18h26 (MJ) - A troca dos brinquedos da Mattel, cujos defeitos podem ser extremamente prejudiciais à saúde, será acompanhada de perto pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça. A campanha de substituição dos produtos, que deverá ser feita pela própria empresa, começa nesta quinta-feira (16) nos jornais, rádios e televisões de todo o país.

“O mais importante neste primeiro momento é a veiculação de informações aos consumidores para que o problema tenha a maior transparência possível e, além disso, a reparação dos danos que forem causados”, afirmou o diretor do DPDC, Ricardo Morishita. Segundo ele, o chamamento para troca dos brinquedos (recall) abrange cerca de 850 mil produtos que foram comercializados no país pela Mattel. O defeito a ser corrigido é do ímã que serve para fixar a roupa de vários bonecos.

De acordo com Morishita, o ímã defeituoso está se soltando dos brinquedos e pode ser extremamente danoso à saúde caso seja engolido pelas crianças. O problema, disse o diretor do DPDC, está ocorrendo em toda a linha Polly, na pá do conjunto da boneca Barbie e do boneco Tanner e na figura magnética do Batman. Quanto ao excesso de chumbo na tinta vermelha de alguns brinquedos da Mattel, a empresa informou que não comercializou esses produtos no Brasil e o problema ficou restrito aos brinquedos vendidos apenas nos Estados Unidos.

“Acreditamos que a maior parte desses 850 mil brinquedos já esteja nas mãos dos consumidores, mas o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) deverá fazer uma fiscalização a partir de agora para verificar se ainda existem produtos sendo comercializados com esse defeito”, disse Morishita. A Mattel disponibilizou o telefone 0800 77 01 207 para que os consumidores possam se informar sobre a troca dos produtos. As ligações são gratuitas e o atendimento será feito de segunda a sexta-feira, de 9h às 21h, e aos sábados, de 9h às 12h.

De acordo com o diretor do DPDC, os consumidores que tiverem dificuldades para serem atendidos pela Mattel, devem recorrer aos Procons relatando o caso. Ricardo Morishita disse ainda que a página da empresa na Internet contém alguns problemas, que deverão ser corrigidos após uma reunião com os representantes da Mattel nesta quinta-feira. “Vamos levar em consideração todos os problemas que estão surgindo e vamos acompanhar o processo de troca”, disse Ricardo Morishita.

Fonte: Site DPDC

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