quarta-feira, 16 de maio de 2007

Excelentes os seguintes comentários. Merecem destaque:

LOURIVAL - IV

"Observando o artigo, percebo que a visão do Professor Stephen Kanitz, está voltada para uma realidade, vivida e observada pelo mesmo de forma muito individualista, porém é a opinião do mesmo, assim, também em algum momento ele deve ter sua razão, mas, embora concorde com ele em alguns pontos, na qualidade de educador que também sou, não poderia me omitir em emitir meu ponto de vista. Senão vejamos:

Acredito que nunca devemos generalizar observações, pois somos capazes de discernir a diferença que ele faz entre o educador e o arquiteto, afinal somos formadores de opinião. Se nos depararmos com uma realidade que foge do padrão por nós idealizada, acabamos nos deparando com um paradigma terrível, pois os paradigmas destroem status quol e para que estava acostumado a fazer algo que sempre deu certo, a mudança causa impacto que só vai ser percebido após o resultado.

Claro que existe uma infinidade de tipos de “professores” como também de “alunos” tanto é que se observarmos melhor veremos algumas caricaturas que marcam a postura do professor em sala de aula, bem como a do aluno. Elas servirão para nós visualizarmos que a partir da postura que o professor assume em sala de aula, ele permite a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento de um determinado aluno e pode facilitar, dificultar ou mesmo impedir a aquisição do aprendizado.

Não existe um tipo de professor ideal ou de aluno ideal. O que existe é aquele professor que tem como uma de suas qualidades a intenção de se esforçar e oferecer o melhor de si no intuito de não só transmitir a matéria, mas desenvolver no aluno o gosto pelo aprendizado.

Pensando desta forma, poderíamos conceituar aquilo que se chama de prática pedagógica como sendo um processo teórico-metodológico realizado no e pelo professor e aluno para caminharem em direção à sabedoria de vida.

Já não fazemos mais educação como antes, estamos em uma época em que as pessoas se perceberam que precisam pensar, desenvolver seu senso crítico, mas essas pessoas precisam de espaço, daí eu dou razão quando o professor Stephen Kanitz diz: “... freqüentei vários tipos de sala de aula. A grande maioria seguia o padrão usual de um monte de cadeiras voltadas para um quadro-negro e uma mesa de professor bem imponente, [...]. As aulas eram centradas no professor, o "locus" arquitetônico da sala, e nunca no aluno.”

Educação é um conceito muito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento, unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas – físicas, morais, intelectuais, estéticas – tendo em vista a orientação da atividade humana e sua relação com o meio social, num determinado contexto de relações sociais.

Devemos ter em mente que o mundo mudou e continua mudando! E muda a uma velocidade que acelera mais e mais. A educação continua sendo o grande desafio para todas as sociedades do mundo moderno. E para atender os desafios há de considerar o que chamam de 04 pilares da educação, ou seja, as quatro aprendizagens fundamentais que são aprender a conhecer, (adquirir os instrumentos da compreensão), aprender afazer, (para poder agir sobre o meio envolvente); aprender a viver junto (a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas); finalmente aprender a ser (via essencial que integra as três precedentes) (DELOR: 89/90).

Para entender a estes quatros pilares da educação serão indispensáveis que todos que estejam envolvidos direta ou indiretamente no processo de educação estejam abertos e tenham sensibilidades para acompanhar e entender as mudanças em andamento na sociedade e tentem mensurar as repercussões que estas possam trazer para um indivíduo como pessoa e membro da sociedade.

Por fim, no tocante a nossa academia, devo sim tecer alguns comentários, pois faço parte dela e para eu participar de algo, tem que ser algo que eu acredite, muitas coisas deve mudar e acredito que deve começar com a postura de alguns “professores”, lembrado que há muito tempo saímos do ensino médio que não devemos ser tratados como tal, não que ele não tenha o seu valor, mas os professores devem ter em mente que vão se deparar com uma diversidade e que a humildade faz parte do processo não somos cobaias de aprendizes apenas estamos tentado aprender, aprender a conhecer, (adquirir os instrumentos da compreensão), aprender afazer, (para poder agir sobre o meio envolvente), dessa forma acredito que partindo daí a coisa fica melhor. Por esse motivo eu concordo com a idéia do Prof. Stephen Kanitz.

Revolucione a sala de aula"Na vida você terá de ser aprovado pelos colegas e futuros companheiros de trabalho, não pelos seus antigos professores”.

Lourival Alves Direito IV


RENATA - IV

O Projeto Pedagógico da instituição é muito inovador, e com idéias ligadas ao texto, fica mais claro ainda que aulas mais participativas, em que o professor é um mediador do conhecimento, e não um detentor do mesmo, eu na condição de aluna posso afirmar que as aulas se tornam mais prazerosas e predem mais a atenção, o que proporcina uma maior assimilação do conhecimento.

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